Monday, August 14, 2006

Em Roma sê Romano!

E em Alpalhão, Mealhada... porta-te como se fosses tambem um nativo! Após uma manhã na praia de Mira... festa popular à tarde e noite! A festa de S.Lourenço é a típica festa de aldeia, com banda 'pimba' em palco, procissão, fanfarra e tudo o que mais possam imaginar. É o segundo ano consecutivo em que visito o local neste evento, e não é bom quando, com a companhia certa, as coisas se tornam interessantes?
Além do mais, há que referir o verdadeiro morteiro que nos é apontado à dieta quando estamos à mesa! Que violência para qualquer contenção calórica! :D E se já conhecia o famoso leitão assado (que é BOM), e a cabidela (que por muito bom que seja... não é para o meu gosto), este fim de semana tive oportunidade de provar Negalhos e Chanfana. Não é a minha carne preferida... mas consegui ignorar esse detalhe e comer. E se não fosse a supra-referida contenção calórica...bem, mais comeria! Claro que agora andarei a sopa uns dias...:D Mas deixem-me que refira.... nunca o leitão assado me tinha sabido tão BEM!


Leitão à bairrada - O segredo da sua fama reside no saber e arte dos assadores da região; na escolha do animal (idade, tamanho e alimentação), na matança, nos preparos e temperos: banha de porco, alho, pimenta e sal, e no forno. Demora entre 1h30 a 2 horas a assar e fica com um aspecto final aloirado escuro e pele estaladiça. Serve-se quente, morno ou frio, com batatas fritas ou cozidas, rodelas de laranja, alface e acompanhado, de vinho espumante.

Cabidela - Outro prato típico. É confeccionado com miúdos do leitão (coração, pulmões e fígado) cortados aos bocadinhos, sangue e batata. É temperado com molho de leitão, banha de porco, sal, azeite, cebola, vinho tinto e água.

Negalhos - Especialidade da Bairrada. Os negalhos têm o aspecto de pequenas bolinhas e são feitos à base de pedacinhos de carne de cabra ou porco dentro de bucho de cabra.

Chanfana à Bairrada - Prato normalmente servido em ocasiões especiais; casamentos, baptizados e festas religiosas. Pode ser de cabra ou carneiro e é cozinhada em forno de lenha, durante 4 a 5 horas, dentro de caçarolas de barro preto.


Obrigado a todos os que receberam para um excelente fim de semana. Sim, especialmente TU! ;)

3 comments:

Anubis Antas said...

A Cabidela parece-me bem... para quando uma "field trip" para resolvermos o assunto ?

Anonymous said...

hehe... Ainda bem q gostaste! Falta dizer que na Bairrada as pessoas são sempre muito bem recebidas e tal... ;P

Serás sempre benvindo!

;) *

LadyBOO said...

tb quero!

para a proxima levas-me?
nem que seja só para a lambança, que isso de contenção calórica tem o que se lhe diga...