Friday, November 03, 2006

MTV European Music Awards

Ontem foi a entrega dos prémios MTV. Melhor banda, melhor música, etc etc, em diversas categorias. A inutilidade habitual. No entanto, a surpresa para mim foi na entrega do prémio para "Best Portuguese Act", que foi atribuído aos metaleiros tugas MOONSPELL. Mesmo sabendo que o reconhecimento da MTV não é propriamente importante para o estilo de música em que habitualmente me insiro, não deixa de ser um prémio que tem tanto de meritório como de inesperado. Afinal de contas, só temos uma banda cá pelo burgo mais reconhecida internacionalmente do que os Moonspell, e sendo ela Madredeus, não dá sequer para confundir estilos. Sendo Moonspell metal, e do bom (sem cedencias a nivel artístico para criar um produto mais facilmente difundivel pelas rádios), este género de prémios generalistas é sempre muito raro (Apesar de este ano o Eurovisão tambem ter tido a sua surpresa com os Lordi, que sendo bastante mais melódico, não deixa de ter o seu peso). Os Moonspell tiveram ainda o feito de uma entrada directa para número 1 do topo de vendas nacional, feito metaleiro apenas alcançado antes pelos Metallica. Por outro lado, e aqui é o meu mau feitio a vir ao de cima...claro que Moonspell ganharam! Afinal de contas, a concorrencia eram os tótós Mind da Gap, Expensive Soul, Boss Ac e David Fonseca. O: )
Em declarações à MTV Portugal, a banda admite que este prémio é um reconhecimento não só para os Moonspell, mas também para todas as bandas que têm trabalhado no heavy metal em Portugal.
"O heavy metal finalmente pode tornar-se um estilo mais forte, um estilo agraciado e um estilo digno em Portugal", afirma a banda, dedicando o prémio aos portugueses "que ouvem e vivem o heavy metal".

Seja como for, parabéns aos Moonspell, keep up the good work, e espero que regressem em breve da tournée nos USA, para concertos cá no nosso canto do mundo... pela minha parte, tenciono lá estar (novamente). \m/

Deixo-vos a música Finisterra, primeiro single do mais recente album, Memorial. Enjoy! :)

1 comment:

Anonymous said...

Mas mas mas mas... o que estao as palavras "metaleiro" e "Metallica" a fazer na mesma frase?