Monday, April 23, 2007

Habilitações Literárias

Para compensar a minha prolongada ausência, segue um post de tamanho maior do que o normal... ;)

Tendo recebido este e-mail hoje, e apesar de ser nítidamente SPAM sem interesse, não deixou de me recordar uma situação actual e já sobejamente debatida em praça pública. Certamente saberão do que estou a falar, mas deixo-vos aqui o conteúdo do dito mail:

University Degree

OBTAIN A PROSPEROUS FUTURE, MONEY-EARNING POWER, AND THE PRESTIGE THAT COMES WITH HAVING THE CAREER POSITION YOU HAVE ALWAYS DREAMED OF. DIPLOMA FROM PRESTIGIOUS N0N-ACCREDITED UNIVERSITIES BASED ON YOUR PRESENT KNOWLEDGE AND PROFESSIONAL EXPERIENCE.

If you qualify, no required tests, classes, books or examinations.

Confidentiality Assured

1-213-596-5778

24 hours a day, 7 days a week including Sundays and Holidays


INCLUINDO DOMINGOS!!! Será que isto tem relação com a actualidade? Por outro lado, 'confidencialidade garantida' não será bem o caso discutido... mas é na mesma BOMBÁSTICO!!

De resto, para que conste, não me interessa minimamente se o senhor é Engenheiro ou não, dado que supostamente se votou nele para governar um país, e não para projectar as obras da marquise lá de casa. No entanto, lá se foi a credibilidade, porque isto está tudo muito mal explicado. E além do mais, está escrito nalgum sítio que uma pessoa é menos capaz pelo simples facto de não ter um diploma a dizer "sim sim, tu és o maior e tens aqui um papelucho para o comprovar!"? Isso, aliás relembra-me a publicidade que actualmente se vê na TV onde se presencia os futuros alternativos de diversas figuras públicas caso não tivessem prosseguido os estudos. Além de ser depreciativo para as profissões alternativas que as ditas figuras conseguiriam sem estudos (e que não são menos dignas - o que seria de nós, POR EXEMPLO, sem os varredores de rua? sem cozinheiros? sem trolhas?), isso não resolve o problema de haver imensos licenciados sem emprego ou com empregos ditos "menores", e ao mesmo tempo haver gente sem habilitações literárias que teve e tem sucesso na vida. E quanto a isso, deixo-vos um exemplo (para o exagerado, claro), que encontrei hoje no jornal O Jogo, essa bíblia de sabedoria!

1 comment:

Anonymous said...

Gosto do detalhe do "DIPLOMA FROM PRESTIGIOUS N0N-ACCREDITED UNIVERSITIES" :-)

Pessoalmente acho que o problema nao e' se o sr e' engenheiro ou nao... o problema e' se disse a verdade ou nao sobre se-lo. Se nao disse, e neste momento compreendo que os tugas tenham duvidas, e' grave. Mas nao seria a primeira mentira dada por um politico!

Agora num pais em que ha a obsessao do "sr. doutor" e "sr. engenheiro", a situacao torna-se ainda mais complicada!

Mas cada um tem aquilo que merece, e portanto voces teem o primeiro-ministro que merecem ;-)