Thursday, July 20, 2006

Sugestão de Presente O: )


Há anos que oiço um som em algumas músicas, filmes, etc, de que gosto. Sempre tentei saber que som era, de onde vinha, qual era o instrumento... e nunca consegui. Devo admitir que a preguiça que me é inerente me impediu de aprofundar as buscas, mas a curiosidade sempre esteve lá. Ontem acidentalmente, descobri!
E pareceu-me adequado deixar aqui uma dica a quem me quiser oferecer um presente diferente! :) Um instrumento musical meio exótico, e certamente diferente do habitual. Chama-se em inglês Jaw Harp, ou Jew Harp, mas não consegui descobrir nome em português, o que dificultará certamente a minha busca pelo dito cujo nas lojas musicais cá do burgo. Mas agora que o primeiro passo está dado, é sempre em frente! Avante, camaradas! Agradece-se a colaboração de quem tiver conhecimento deste instrumento aparentemente destruidor de dentes. É certo que quando eu um dia eventualmente começar a fazer barulho com isto, ninguem nas redondezas vai ficar indiferente e espera-se até talvez reacções violentas! Acho que vou pôr em espera a minha contenção calórica para manter uma aparencia de peso mais uns tempos e manter respeito ;)

Deixo alguns links aqui para ser mais facil a vossa busca, porque sei da vossa preocupação, caros leitores, com o meu bem-estar! :D Agradeço antecipadamente, alias! ;)

Descrição na Wikipedia

Instruções de uso

E para variar :), um vídeo:

5 comments:

AS said...

Eu cinheço esse instrumento. Faz um barulho tipo ooooiiiiinnnnnnn (ok, nao correu lá muito bem). Infelizmente não te posso ajudar a saber o nome em português... :(

AS said...

Cinheço, a nova forma de conjugação do verbo conhecer.... :S

LadyBOO said...

conheces o berimbau?
é um bocadinho diferente, mas o som pareceu-me muito próximo.

e olhando para o instrumento parece-me uma coisa de fabrico caseiro / manual / jeitoso!

eheheh!

e boa sorte!
sim, que daqui não levas nada.
eu lancei um pedaço de barro parecido à parede aquando a tua última visitinha Lx e não tive lá grande sorte.
portanto...

;)

Unknown said...

Vou tentar descobrir.... bem fixe!
:D Mas não é pra te dar... :P hihihi
beijocas...

Borboleta said...

é um berimbau! o termo berimbau designa «pequeno instrumento sonoro, composto de um arco de metal com uma lingueta de aço elástica, soldada numa das extremidades do arco que se faz vibrar com os dedos» (isto vem no http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx). há outro berimbau africano/brasileiro, usado na capoeira, com formato diferente, e som semelhante :)
giro giro é que se tentares esticar um elástico de escritório e o «dedilhares», obténs um som muito semelhante :D