Monday, May 22, 2006

Divagações. Uma espécie de balanço final?

Portugal conseguiu!! Este ano passamos a ser oficialmente O PIOR PAÍS DA EUROVISÃO!! Não é para todos, alias, último lugar há só um! E é NOSSO! De certeza que era esse o nosso objectivo ao enviar para lá músicas muito discutíveis ao longo destes anos todos. E agora que já conseguimos ser os piores, não lugar para ir senão para cima! Com a vitória da Finlândia no sábado, o 3º lugar da Bósnia, e o 6º lugar da Lituânia. Fabuloso. É obvio que há mais países que nunca obtiveram resultados, mas são os países 'novos' da Europa, e mesmo assim há alguns que já obtiveram resultados melhores que nós. Dos 'históricos', não há registo pior.
Ainda ao menos se isso significasse que a nossa música é boa demais para ser apreciada no estrangeiro... mas nem isso. Continuamos a enviar músicas medíocres, sem um mínimo de originalidade e imaginação. Este ano tinhamos uma proposta diferente no Festival da Canção Português... misturava ritmos tradicionais portugueses, Pauliteiros de Miranda, trajes arrojados (se bem que ridículos, na minha opinião), mas era tão diferente da 'sopa sem sal' habitual, que o nosso juri conseguiu a proeza de os atirar para os últimos lugares (Eram os MariaFolia, com a música 'Bem Mais Alem'). É certo que poderiamos nem fazer sucesso... é sempre um risco uma novidade. Mas que não passariamos despercebidos como passamos, é um dado adquirido. Quanto mais não seja, porque iamos vestidos com cores gritantes e berravamos muito :). Assim, continuamos na mediocridade habitual. Mais um ano se passou, e mais uma vez os únicos votos que recebemos, foram os nossos próprios votos, através dos emigrantes por aí espalhados (Andorra, Suiça, França). Não conseguimos convencer ninguem que não nós próprios, e mesmo assim continuamos na nossa própria concha a pensar que somos os maiores e "É este ano que temos hipoteses!!!"

Não sou consumidor habitual da Eurovisão, mas tenho em casa quem seja, e acabo por ouvir um pouco... e nem todas as músicas são água com açucar. Nem todas as músicas são baladas irlandesas de puxar à lagrima.
É certo que os Lordi foram um risco imenso para a Finlândia. Tanto podiam sair de lá heróis como saíram como sair de lá debaixo de risada geral. Uma aposta diferente tem demasiados factores por contabilizar. Mas uma coisas nunca ninguem tiraria dos Lordi... Atenção. Nunca passaram pela Eurovisão despercebidos. Até os ensaios eram os ensaios mais concorridos. Afinal de contas, eram como lobos no meio de uma capoeira. Diferentes de tudo e de todos, na atitude, no som e no aspecto.
Alem do mais, os Lordi tiveram o condão de acordar uma comunidade que habitualmente ignora por completo o eurovisão por falta de interesse. Todos os rockeiros e metaleiros acordaram para a realidade de ter finalmente uma banda que lhes agrada a participar em algo que habitualmente é 'lixo'. E como qualquer minoria, lutaram para se fazerem ouvir e votaram em massa (Eu votei em algo, pela primeira vez). Portanto alem dos votos que os Lordi ganharam do público habitual que conseguiram cativar, tiveram a mais os votos daqueles que habitualmente não ligam nenhuma ao Festival. Assim se explica a votação recorde. 292 Pontos é algo nunca visto no eurovisão, e eles conseguiram igual dose na semi-final, que ganharam tambem, igualmente por larga margem, e com os mesmos 292 pontos.
Como eles disseram na conferencia de imprensa final, após a vitória... "Isto é uma vitória para a música rock, para a Finlândia, e para os Lordi. E para a abertura de espírito. Muitos fãs da Eurovisão são minorias, assim como nós estamos numa minoria. Bandas de metal pensam que somos Rock, bandas de Rock pensam que somos metal" [...] "Espero que isto mostre que há diversos tipos de música alem de Pop e Baladas. Há rock, há hip-hop... todas as variedades de música podem ser ouvidas no Festival Eurovisão da CANÇÃO."

Eles nunca vão para o palco sem máscaras, e alguns repórteres que acompanhavam a eurovisão ficaram satisfeitissimos porque conseguiram tirar fotografias aos Lordi enquanto almoçavam, vestidos à 'civil'. Foi *NOTÍCIA*... e eu considero uma falta de respeito. E para todos aqueles que se queixam de eles serem Satânicos, Adoradores do Diabo, e afins apenas pelo aspecto deles... acordem. Há ditados a dizer que "O Hábito não faz o Monge", que "As aparência iludem", etc... e mesmo assim as pessoas recusam-se a ver alem da roupa que usam? "O pior cego é aquele que não quer ver". A resposta deles à pergunta "O que está debaixo das máscaras?" é muito simples:
"Máscaras? Que máscaras? Começei esta banda há 14 anos, e há 12 anos tive a ideia dos monstros. Estes são os nossos uniformes de trabalho. É um pouco como o Pai Natal - se eu tirasse a máscara e dissesse 'Olá, eu sou o teu pai!' estragava a ilusão. Estas são as nossas personagens e abandonamo-las quando saímos do palco. Isso faz o mistério: isto é Lordi"

Para o ano há mais. Esperamos tambem, maior diversidade. Provavelmente não acompanharei, a não ser que surjam mais agradáveis surpresas como este ano, apesar de não desejar que isto se transforme no Festival Eurovisão do Metal (Se bem que... ;) ) Mas neste Eurovisão fez-se História... uma verdadeira revolucão.

Como diziam em votelordi.org, para todos os que não acreditavam e diziam mal...
IN - YOUR - FACE! \m/
(isto foi a minha versão "Parte de uma minoria" a falar ;) )

3 comments:

Anubis Antas said...

Subscrevo por inteiro.

Não só vieram os Lordi mostrar que os metaleiros dessa Europa toda, não são assim tão poucos como isso, mas mostraram também que o metal ou o hard rock não é um sector tão marginalizado e reprimido como muitos outros sectores queriam fazer pensar.

Adoradores do Diabo, satânicos, acusações que a meu ver tem outra explicação... tudo o que é novo causa desconfiança, curiosidade... quando algo de novo ameaça tomar a spotlight de um acontecimento, legítimo será de criar alguns pruridos, algumas reservas.
Mas chegar ao extremo de colocar rótulos, acho que mau gosto.
Assim como as cantoras que vão para o palco com trajes reduzidíssimos não são reduzidas a um rótulo fácil e simples, creio ser de extremo mau gosto reduzir tudo a um rótulo, seja pela embalagem, seja pela voz, seja pelo conteúdo ( que na canção em causa nada de especial tinha... ).

E digo mais... é preferível apostar em algo diferente, do que algo tão básico e às vezes tão parvinho como os cantores da Lituânia... " we are the winners...".

LadyBOO said...

Há vários anos que não acompanho um Eurovisão da Canção. Aliás, achei que era uma espécie perfeitamente extinta! E eis que, TCHARAM! O Gimli trás essa pérola de novo à minha vida.

Não acompanhei em directo, e o que sei, se calhar de forma tendenciosa , deve-se ao Mind Dumpster do Gimli.

Que Portugal não ganhou? Ora que surpresa! Que conseguiu ser "O PIOR DA EUROPA"? Também não é por aí!

Lordi? Não conheço, mas seja bem vinda a novidade! Pelo menos tirou a Eurovisão do Reino da Trevas onde se encontrava.

Perceberam? REINO DAS TREVAS?
AHAHAHAH!

(ok, hoje estou um bocado palhaça!)

Anonymous said...

Bem, este post tem várias partes: O triunfo dos lordi;
A forma como as pessoas "normais" veêm os metaleiros;
A mediocridade portuguesa.

Sobre a mediocridade portuguesa, acho que se torna relativamente simples de explicar. Tenho a impressão de que os portugueses tem horror ao que sai da rotina. Ainda mais do que os outros povos. Acho que seria impossível uma banda de metal portuguesa ir ao festival. Como o nosso amigo anão disse, o grupo mais diferente que foi ao festival ficou em último lugar e o normalzinho, semelhante ao que ganhou nos outros anos, lá foi. É o votar pelo seguro.

É estranho dizer isto quando, em tempos idos, nós eramos do mais inovador que havia. Acho que algo na nossa cultura mudou e nos tornámos mais "quadrados".

No que diz respeito aos metaleiros que comem criancinhas para o pequeno almoço: eu estou inteiramente de acordo que existe algo de maléfico e satânico nos metaleiros! ;-) (This smiley is brought to you because of the clueless that could think I was being serious).

Bem, continuando, é óbvio que é mais fácil rotular o que é diferente. Também, vocês tem que concordar que existem subconjuntos no metal que ajudam aos rótulos.

Agora, o que isto do metal me faz lembrar é da fama dos roleplayers. Não sei se sabem mas eu sou um deles. E ainda há umas semanas ouvi uma colega minha a dizer que são todos marados e que rapidamente fazem coisas tipo esventrar os pais. Isto não vos faz lembrar nada? Cá voltamos nós aos rótulos.

No que diz respeito aos Lordi. Eu nem oiço muito metal mas estive a fazer grande força para eles ganharem. Vivam os Lordi!