Thursday, May 04, 2006

Pérolas da Língua Portuguesa

Na minha hora de almoço o restaurante onde paro tem sempre o televisor na SIC, e à hora que é está sempre a dar as notícias. Ora seria de esperar que pessoas que fazem do jornalismo o seu trabalho, e publicamente mostram o que escrevem tivessem um mínimo de cuidado. E no entanto vê-se cada calinada...verdadeiras pérolas de abrir a boca de espanto. Começando por referir o famoso "Lago dos Sisnes" - que já foi brindado por atenção nos jornais - e afins...mas não se fica por aí. Tropeço por vezes em erros de palmatória, desde trocas entre "À", "HÁ", (e até "HÀ" já vi escrito) até erros de ortografia pura, para não falar em trocas de 'letrsa', que isso acontece a todos ;) Hoje qual o meu espanto quando acerca de uma notícia qualquer incompreensível (a televisão está regra geral sem som), o título que aparecia em baixo, em caixa grande era:

"ANIMOS ISALTADOS EM VISEU"

Não querendo sequer chamar a atenção para a falta do acento circunflexo no A ('ânimos' em versão correcta), 'ISALTADOS' em vez de 'EXALTADOS' é grave e demonstra desconhecimento total do termo. :) Certamente que acontece nos outros canais também... mas como acidentalmente a TV pára na SIC... nada a fazer. "Antártica" também já por lá apareceu, e é raro o dia em que não reparo em um ou vários erros.
Não seria de esperar que houvesse por aqueles lados quem saiba escrever?

E mais calinadas famosas, há quem queira partilhar?

9 comments:

Borboleta said...

credo!!!! isto, definitivamente, vai de mal a pior... Antártica???? é um novo continemte qualquer? :D

Borboleta said...

bolas... eu aqui a gozar com as calinadas dos outros e escrevo continente com um M!!! para que conste, eu sei que se escreve continente quem cospe para o ar... :D

LadyBOO said...

Boa Borbie! Boa! Essa calinada foi maravilhosa.

Por coincidência ando a analisar curriculos, e passo a transcrever algumas pérolas, que começam logo no assunto do mail:
Candidatura espontania - esponwhat?
... estágio no Extrenato...
... operadora de telemarktig...

portanto, amiga, temos pena, tiveste azar que erros de português fazem-me cócegas...

AS said...

"Eu nunca dou erros HORTOGARFICOS!". Esta linda frase foi dita no moo por um guest a propósito de calinadas...

Para quem gosta de calinadas, sugiro...

http://calinadasinformaticas.blogspot.com/

Calíope said...

Por motivos profissionais não posso citar a fonte, mas digam lá que 'pares mixtos' não é lindo de morrer?

Calíope said...

Ah! Esperem, lembrei-me de uma outra dos tempos em que era professora de Português de uma turma do 7º ano: 'coarto' referindo-se obviamente àquela divisão onde se dorme!

Anonymous said...

O habitual. Especialmente estando a SIC metida, ainda mais normal é.

IronMan said...

Antártica não é cerveja!? Brasileira...

Mas das calinadas a que eu mais gosto é a dos "cidadões" e da équipa de "jÚniores".

Mas a melhor que dei foi esta:
Faz anos, num email a convidar uma miuda para passar a tarde comigo, troquei "vêem" por "vêm".

Que bronca... Aindo hoje sou gozado.

José Castro said...

http://calinadas.blogspot.com/

E acho que até conheces o autor desse blog :-)